App Sebrae traz praticidade para empreendedores

Tudo que um empreendedor precisa para facilitar a gestão no dia a dia do seu pequeno negócio pode estar na palma da sua mão. Desde 2019, o Sebrae oferece o seu aplicativo que compila diversos serviços da instituição de forma ágil e prática. Além de oferecer diversos conteúdos, ele também disponibiliza informações de mercado e dicas de empreendedorismo e gestão para começar bem uma empresa.

Acessar cursos, emitir o boleto DAS-MEI, tirar dúvidas com o assistente virtual, descobrir a conta corrente ideal para o negócio, agendar atendimento com o Sebrae, entender o mercado e conhecer melhor determinado segmento, organizar o que entra e sai da empresa com controle do fluxo de caixa, e conhecer opções de lojas virtuais para vender produtos e/ou serviços são algumas das funcionalidades disponíveis no aplicativo.

O App Sebrae se adequa ao porte da empresa, à realidade e à característica do usuário. Segundo Marcio Brito, analista de Gestão de Soluções do Sebrae Nacional, o principal objetivo do App é fazer parte do dia a dia dos pequenos negócios e daqueles que buscam empreender, sempre procurando otimizar o tempo do cliente.

“A importância de levar a melhor experiência do Sebrae na mão do usuário é fazer com que a gente efetivamente faça parte desse desafio que é empreender. O objetivo do aplicativo é facilitar o consumo, então tudo que pudermos integrar que vai endereçar algo positivo para esse público nós vamos entregar, e da melhor maneira possível”, afirma.

Nesses quatro anos desde que foi criado, o App Sebrae já alcançou mais de 2 milhões de downloads, 582 mil usuários e realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos. Além das atualizações periódicas para aperfeiçoar a usabilidade do sistema, novidades estão previstas para este ano. Marcio adianta que a equipe lançará em breve a Rede Sebrae, funcionalidade que conecta usuários do aplicativo que tenham perfis semelhantes e que possuem negócios do mesmo segmento. “A ideia de relacionamento entre os usuários é uma das coisas que estavam faltando no aplicativo e traremos em breve para melhorar a experiência”, conta Brito.

Edmilson Baribe é usuário do aplicativo desde o seu lançamento, e diz que a ferramenta é muito útil para aprendizagem, já que é um grande consumidor dos cursos do Sebrae. Além disso, foi por meio do App que Edmilson conheceu os Agentes Locais de Inovação (ALI), programa de especialistas do Sebrae que visitam as empresas, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio.

Hoje, o empreendedor recebe acompanhamento de ALI em sua fábrica de coxinhas, localizada em Santa Cruz do Capibaribe (PE). Edmilson relata que se considera um divulgador do software em sua cidade e que tenta ajudar as pessoas a partir das informações que obteve através do App. “Muita gente, por falta de informação, acha que não consegue ter um empreendimento. Eu sempre aconselho a baixar o aplicativo e olhar todas as funções, porque lá tem tudo. Agradeço o conhecimento proporcionado pelo Sebrae”.

O App Sebrae é gratuito e está disponível para telefones de sistema Android e IOS.

About Author