Google Meu Negócio: o Guia Definitivo para obter resultados reais com a plataforma

Você já utiliza o Google Meu Negócio? Faz ideia de todos os recursos que essa plataforma tem para te oferecer? Quer já conheça ou não, nesse artigo te daremos todas as informações para não somente se inscrever na plataforma, mas transformá-la num fator de impulsionamento imenso para o seu negócio local.

Afinal, o que é o Google Meu Negócio? Vamos te explicar com uma pergunta: por acaso você recusaria um outdoor gratuito gigantesco em uma rua movimentada? É claro que não. Calma, vai ficar claro.

Sabemos que o Google é o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo, concentrando aproximadamente 80% das buscas. Pois, se o Google é a rua mais movimentada do mundo, o Google Meu Negócio é sua oportunidade de ter esse outdoor, e ainda sair na frente. Até porque, se estima que 56% dos negócios locais tem rejeitado essa oportunidade.

A plataforma é basicamente uma listagem de seu negócio no Google, que disponibiliza para pessoas que estão buscando por seu tipo de negócio, seu telefone e endereço (no maps), fotos, informações, avaliações, postagens e muito mais. Lembra das listas telefônicas? Esquece elas.

Se você ainda não agarrou essa possibilidade, iremos te ensinar como pegá-la logo, se já tem sua página no Google Meu Negócio siga conosco. Vamos te ensinar a transformar essa simples plataforma, num outdoor gigantesco para o seu negócio, e melhor ainda, de graça

 

O papel do Google Meu Negócio na era da informação

 

Estamos na era da informação rápida, e isso é uma oportunidade para o seu negócio local. Você pode ter certeza, se alguém quer ir a algum lugar que não conhece ainda, uma pesquisa no google fará parte do processo. Afinal quem tem tempo de andar pela cidade para conhecer novos estabelecimentos?

Se você quer comer uma boa pizza num restaurante italiano, irá pegar seu celular, digitar pizzaria + nome do bairro e apertar enter. O mesmo se aplica para encontrar auto-mecânicas, lojas de peças, fornecedores de serviço e casas noturnas.

Após o processo, o Google exibirá diversos estabelecimentos, com uma riqueza de informação tremenda, avaliações de outros clientes, fotos, lotação em diversos horários e etc. Tudo na palma de sua mão para te ajudar a se definir.

Você faz ideia do quão procurado seu negócio será se estiver entre os primeiros resultados mostrados? O Google Meu Negócio mudou completamente as regras do jogo, e isso não é ruim, pelo contrário, abre um mundo de possibilidades novas para você.

Mesmo que seu negócio não esteja na melhor rua do bairro e que não passe tanta gente em frente a sua placa, isso simplesmente deixou de importar. Porque se as pessoas estão escolhendo aonde vão sair a noite e onde buscarão serviços e produtos através de avaliações, fotos, e a classificação dos estabelecimentos no Google, esse jogo você pode ganhar.

E o primeiro passo, é criar ou, caso tenha, otimizar sua conta no Meu Negócio.

 

Sua conta no Google Meu Negócio

 

Vá para a página principal do Google Meu Negócio, acesse sua conta, ou crie uma nova usando uma conta do Google. Adicione seu negócio, e forneça ao Google todas as informações solicitadas. Fique atento a nossas dicas de otimização.

 

Informações sobre o seu negócio

 

Caso já tenha um site, ou já esteja listado em outros sites da internet como seu próprio website, TripAdvisor, Foursquare, Facebook e similares, é muito, muito importante que todas as informações estejam tão idênticas quanto possível em todas as plataformas.

Leve isso a sério até na escrita do nome de seu logradouro, se em sua página do facebook você abreviou avenida para av. e não fez o mesmo no Google, isso irá prejudicar sua performance. O Google tem sistematicamente punido informações inconsistentes. Por isso, padronize tudo, principalmente seu número de telefone.

 

Escolha se seu endereço irá aparecer

 

Na mesma página das informações, no último item, existe uma pergunta muito importante que confunde muita gente. Você entrega produtos e presta serviços para seus clientes no local deles? Fique atento na hora de marcar.

Se você atende em uma loja ou local próprio para prestação de serviço, se recebe clientes na localização de sua empresa, clique em não. No entanto, caso queira enfatizar que atende seus clientes em suas residências ou mesmo pela internet clique em sim. Dessa forma essa opção ocultará seu endereço.

 

Confirmação e verificação

 

Confira suas informações, e confirme que tem autorização de gerenciar o negócio.

Na próxima tela o Google irá iniciar um processo de verificação do seu endereço. Com a sua autorização, uma cartão postal será enviado a seu endereço , sem custos, com um código e instruções de confirmação. Não se preocupe, você pode continuar o processo, mesmo antes da chegada do código.

 

Categoria e atributos

 

Agora é hora de cadastrar todas as demais informações de seu perfil, deixe-o tão completo quanto possível.

Escolha a categoria correta do seu negócio, mesmo que isso signifique ler toda a imensa lista de categorias. Essa talvez seja sua decisão mais importante, ela definirá em quais pesquisas seu estabelecimento irá aparecer.

Você também deve adicionar atributos do seu estabelecimento. Esses, funcionam como respostas à perguntas frequentes de seus clientes e dúvidas que possam ter. As possibilidades são amplas, alguns atributos importantes para sua página do Google Meu Negócio são:

  • Horário de funcionamento/atendimento
  • Opções de acessibilidade
  • Disponibilização de serviços extras
  • Política quanto à pets
  • Área para fumantes
  • Se as acomodações são internas ou abertas ao tempo

Existem diversas outras opções, não economize na criatividade, nem na disponibilização de informações a seus clientes.

 

Identidade visual

Por último, é muito importante que você forneça uma experiência visual completa para seus possíveis clientes, afinal, é assim que muitos deles se decidem.

Adicione belas fotos do estabelecimento, de todas as áreas, de serviços prestados, do cardápio, de pratos do menu, da fachada externa, enfim do que for necessário.

Escolha ou adicione uma imagem de perfil, algo que identifique seu negócio, de preferência seu logotipo. Essa foto acompanhará sua identificação nas interações com seus clientes.

Se quiser ir ainda além de seus concorrentes, adicione um vídeo que apresente seu negócio, ou conte sua história.

É isso, os aspectos mais importantes de sua página estão configurados, se chegou até aqui, e fez tudo corretamente, você já está um passo à frente de outros estabelecimentos em seu bairro e cidade, e possivelmente já terá destaque nas pesquisas.

No entanto, agora, discutiremos um aspecto ainda mais importante para te garantir esse destaque e transformar essa oportunidade de ser listado no enorme outdoor que comentamos na introdução.

 

Incentivo e gestão de engajamento

 

O relacionamento com seus clientes, e o engajamento deles com sua página, além de trazer inúmeros benefícios e formas de levá-los até o seu negócio, é o fator mais importante que pode levar seu negócio a aparecer consistentemente nas primeiras colocações em sua cidade. Portanto, iremos destrinchar isso para você.

 

Ative a função mensagens

 

Você adicionou seu número de telefone a seu negócio, e seus clientes verão essa opção quando virem sua página nos resultados de busca. No entanto, muitos clientes não se sentem confortáveis em ligar para tirar dúvidas, e preferem ter a opção de te enviar uma mensagem.

Ao adicionar o serviço de mensagens a sua conta no Google Meu Negócio, e cadastrar um telefone, uma opção aparecerá para aqueles que encontram o seu negócio que permitirá que eles enviem uma mensagem diretamente a seu telefone.

 

Legenda: A opção de enviar mensagem, quando atividade, aparece em pesquisas via smartphone; Alt-Text: Google meu negócio, botão mensagem

Não deixe de ativar essa função, isso te faz mais relevante para o Google, e oferece uma ótima opção de contato a seus clientes.

Você pode também, durante a ativação, adicionar uma mensagem de resposta automática, que assegure seu cliente que logo ele será respondido.

 

Ganhe mais espaço com postagens

 

O Google permite que donos de negócios façam postagens com fotos, e um texto de até 300 caracteres, além disso, oferece a possibilidade de adicionar botões de ação.

Esses posts, ficam em destaque por 7 dias e te garantem uma visibilidade ainda maior quando você é encontrado nas pesquisas.

 

 

Os benefícios fazem com que valha a pena adicionar o Google Meu Negócio à sua estratégia de redes sociais. Inclusive, você pode aproveitar posts de suas outras redes sociais, o custo é muito pequeno e os resultados podem ser incríveis.

 

A importância das avaliações

 

Chegamos ao ponto mais importante desse artigo, as avaliações são o fator mais importante de ranqueamento das buscas locais.

Não entenda isso errado, discutimos diversos diferenciais importantes, e eles de fato te oferecem uma vantagem. Mesmo assim, um perfil feio com 300 avaliações positivas irá ultrapassar o seu belo perfil otimizado, e aparecer na sua frente. Afinal, o Google, dá mais valor a opinião de seus clientes, do que ao resto, e para vencer esse jogo recomendamos que você faça o mesmo.

 

Acumule avaliações positivas

 

Ter seu nome exibido ao lado de uma nota altíssima dada pelos seus clientes para centenas de pessoas por dia irá impactar o seu negócio.

Contudo, para começar esse processo você precisa antes, receber avaliações, e infelizmente, seus clientes esquecem de deixar. Ou pior, não esquecem justamente quando o serviço teve menos qualidade. Só existe uma estratégia para evitar entrar nessa situação e maximizar seus resultados.

 

Solicite avaliações

 

É isso mesmo, entre em contato com seus clientes, peça um feedback, uma sugestão, e se a conversa for positiva, peça que te avaliem no Google.

Ou mesmo, se despeça de seus clientes com esse pedido, ainda que poucos façam, certamente seus resultados irão melhorar.

Além de tudo, o Google tem solicitado a pessoas que foram a um estabelecimento que deixem sua opinião através de notificações nos seus smartphones automaticamente. Um cliente satisfeito com seus serviços, e a quem você pediu por uma avaliação, irá provavelmente aproveitar a oportunidade.

 

Responda avaliações

 

Se possível responda a todas as suas avaliações, em especial as negativas perguntando sobre como melhorar para que a nota suba em uma próxima ocasião. Isso gerará engajamento em sua página, mostrará a novos clientes que você se importa, e fará com que clientes menos satisfeitos te deem uma nova chance.

Cada cliente que passa por você e pelo seu estabelecimento oferece uma oportunidade de aumentar o tamanho de seu outdoor na internet e de melhorar continuamente os seus serviços. No entanto, sabemos que apesar de todos os benefícios que discutimos, solicitar feedbacks e avaliações pode ser bastante trabalhoso.

Existe uma solução para que você possa explorar esses recursos ao máximo, e passar por cima de sua competição com menos trabalho enquanto gera mais resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *