O que é e-mail marketing?

O que é e-mail marketing?

 

Em primeiro lugar, podemos dizer que o e-mail marketing é uma prática de comunicação que conecta diretamente uma empresa e seu público por meio de um canal de comunicação utilizado por 53% da população mundial. Com base em alguns dados, temos certeza de que você que está lendo isso tem pelo menos um endereço de e-mail.

 

De acordo com Statista, o número de usuários globais de e-mail em 2021 é de 4,14 bilhões, um aumento de 110 milhões de novos usuários em relação a 2020 (a população mundial aumentou 74 milhões no mesmo período). A previsão para 2025 é que esse número chegue a 4,59 bilhões.

 

Com base nisso, é provável que o público-alvo da sua empresa esteja entre essas pessoas, certo?

 

A história do e-mail marketing começou no final da década de 1970, quando Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corp, enviou 400 e-mails promovendo os computadores da empresa, resultando em US$ 13 milhões em vendas.

 

Mas foi na década de 1990 que a Internet popularizou o e-mail marketing.

 

Para ter um e-mail marketing eficaz e não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas.

 

Isso abriu as portas para uma nova forma de comunicação, mas também criou spam indesejado – e, por sua vez, regras para proteger os consumidores dessa prática.

 

Nos anos 2000, ficou claro que apenas pensar em enviar cada vez mais e-mails sem levar em conta destinatários ou conteúdo não era suficiente para obter bons resultados.

 

Desde então, o mercado entendeu que é importante seguir as boas práticas para ter um e-mail marketing eficaz e não acabar na caixa de spam.

 

O advento de tecnologias como os smartphones e novas formas de relacionamento como as redes sociais também tiveram impacto no e-mail marketing.

 

No entanto, independentemente da tecnologia, todos sabemos que é importante focar nas necessidades de cada usuário ao receber e-mails hoje. Assim, o que começou como um meio de comunicação de massa tornou-se uma estratégia de relacionamento com prospects e clientes.

 

Hoje, ferramentas de automação de marketing permitem segmentação e análise avançada das mensagens enviadas, possibilitando uma abordagem estratégica ao e-mail marketing. Aqui, você aprenderá o que torna esses elementos essenciais para criar ações com e-mail.

 

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